"A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido" (Bertrand Russell - ateu).

"Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar" (1 Coríntios 9.26 - Bíblia).

"Encontramos o mundo de um jeito, ao nascer. É uma questão de honra que ele esteja melhor ao partirmos". (Martha Medeiros)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Milagre dos Andes

Fiquei encantada pelo episódio que ficou conhecido como "Milagre dos Andes".
Um avião da Força Aérea uruguaia com 45 pessoas a bordo caiu nas montanhas nevadas do Chile em 13 de outubro de 1972. Duas pessoas morreram na hora e mais oito pessoas nos dias seguintes. Os demais sobreviventes vagaram pelos Andes durante dois meses, tendo que comer a carne das vítimas para matar a fome.
Ao final, 16 pessoas foram resgatadas por equipes de Chile, Argentina e Uruguai com vida em 23 de dezembro daquele ano.
A história foi contada no filme "Vivos!", de 1993, com Ethan Hawke.
O avião levava o time de rugby uruguaio Old Christians para uma partida amistosa contra o Old Boys do Chile em Santiago. Um dos jogadores na época, Roberto Canessa, sobreviveu e é presidente do clube.
"São datas especiais, quando se misturam a tristeza pelos amigos que morreram e a alegria da vida e de compartilhar nossa experiência com muita gente", disse Canessa à Efe, hoje com 54 anos e médico especializado em cardiologia pediátrica.
Atualmente, ele e outros sobreviventes dão palestras, principalmente para jovens e pessoas com dificuldades, nas quais contam sua experiência de vida.
"O objetivo é tentar ajudar muita gente que tenta sair de sua própria cordilheira, de fazer com que vejam que as dificuldades cotidianas são apenas isso, e que a vida é bela e merece ser vivida plenamente todo dia", explicou.
"Quando vejo hoje jovens de 19 anos, a idade que eu tinha quando caímos nos Andes, acho que a amizade, a união, a fé e a grande vontade de viver foram o que nos salvou", acrescentou.
Há também o livro, que ainda não li, mas está na minha lista de próximo para comprar.

Essa história me fez lembrar de uma frase:
"Somente as pedras não sobem à tona quando caem no fundo de um poço".
 (Caio Fernando Abreu em: Anos Dourados, citando frase de Micheline Gaggio Frank)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Bem Vindos meus amigos blogueiros! Sintam-se em casa. Podem fuxicar o blog de ponta-cabeça, pois é tudo feito especialmente pra vocês.
Esse é meu mimo, e escrevo com muito carinho e reflexão sincera. Cada imagem também é escolhida com cautela a fim de passar a ideia certa.
Sempre respondo os comentários.
Até logo *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...