"A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido" (Bertrand Russell - ateu).

"Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar" (1 Coríntios 9.26 - Bíblia).

"Encontramos o mundo de um jeito, ao nascer. É uma questão de honra que ele esteja melhor ao partirmos". (Martha Medeiros)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Bullying


Eu estava procurando um livro que relacionasse Direito com Bullying. Encontrei esse, que é mais específico para a área Pedagógica, mas as leis referentes ao assunto são citadas. 
A linguagem é bem simples, e é uma excelente leitura para aqueles que são, ou que ao menos desejam ser, pais.
É um livro que apresenta uma proposta de reflexão por corresponsabilidade, além de propostas para encontrarmos uma solução, tendo com o ponto de partida a legislação existente.
Retirei alguns trechos que me chamaram atenção durante a leitura:

"Quem semeia um pensamento colherá um fato; semeia um fato e terá um hábito; semeia um hábito e formará um caráter; semeia um caráter e obterá um destino". (pág.21)

"Este é o desafio da educação: reconstruir o caráter, alterando o destino". (pág.28)

" 'Quando um ser humano não pode competir com outro pela inteligência, pelos dons superiores, procura destruí-lo. Constitui-se em opróbrio de seus de seus vizinhos. É o processo de demolição moral: calúnia, intrigas, difamações, injúrias'. Essa frase e tão contundente que não requer explicações, porque, ao longo da história, é assim que começa o processo que culmina com a guerra entre as nações". (pág.43)

"Você faz das situações de sua vida ponte ou muro? O mesmo material que você utiliza para construir um muro pode ser empregado para construir uma ponte. A diferença está na posição em que você vai colocá-lo, vertical ou horizontal. A mesma situação que lhe causa sofrimento pode ser utilizada para você se isolar do mundo ou para entendê-lo melhor". (pág.51)

"Muros são formas de discriminar e excluir e, portanto, gerador de transtornos". (pág.52)

"A semeadura é livre, porém a colheita é obrigatória". (pág.57)

"... respeitar as diferenças não é excluir: é aceitar que elas existem, sendo que, na riqueza dessa adversidade, vem o autocrescimento... As diferenças não necessariamente precisam ser de conflitos, porque, se observarmos à nossa volta, veremos que os três reinos que nos cercam, mineral, vegetal e animal, estão repletos de diferenças". (pág.66)

"Leis não faltam. Não são elas que irão dar consciência ao homem, mas sim a educação por meio da preparação de um sujeito consciente de seus deveres como cidadão". (pág.68)

2 comentários:

  1. Samantha, ótima dica essa! A gente tem que estar bem informado sobre isso para poder tomar as devidas providências.
    Beijo no coração.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Manoel!
    Também penso assim.
    Esse é um assunto de demasiada importância, e precisamos estar sempre antenados com o que acontece em nossa sociedade a fim de lutarmos pelo seu desenvolvimento saudável.
    Sei que você é desses assim como eu! Rsrs
    Beijos pra você.

    ResponderExcluir

Sejam Bem Vindos meus amigos blogueiros! Sintam-se em casa. Podem fuxicar o blog de ponta-cabeça, pois é tudo feito especialmente pra vocês.
Esse é meu mimo, e escrevo com muito carinho e reflexão sincera. Cada imagem também é escolhida com cautela a fim de passar a ideia certa.
Sempre respondo os comentários.
Até logo *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...